how to develop free website

Corpo Clínico

Mobirise

Dra. Maria Esteves
(Diretora Clínica)

Especialidades:

Notas:

Mobirise

Dr. Helder Brito

Especialidades:

Notas: 

Mobirise

Dra. Teresa Loureiro

Especialidades:

Notas: 

Mobirise

Dr. Rui Oliveira

Especialidades:

Notas: 

Acordos

Mobirise

Bauen Dental
(Plano de Saude)

Mobirise

ADSE Regime Livre

Mobirise

CCAM

Mobirise

Bombeiros Grandola

Especialidades

Dentisteria

A Dentisteria é a área da Medicina Dentária responsável pela estética e restauração de dentes fracturados, bem como a restauração de dentes com lesão de cárie. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido. Dentro dos tratamentos na área da Dentisteria destacam-se os branqueamentos dentários, as reconstruções com resinas compostas directas e indirectas (Inlays/Onlays), facetas e restaurações estéticas.

Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo diagnostico e tratamento cirurgico de patologias na cavidade oral. Os procedimentos mais frequentes são a exodontia (extracção) de dentes, incluindo a de dentes do siso, remoção de quistos e o tratamento de lesões periapicais (apicectomias).

Implantologia

Os implantes dentários são “raízes artificiais de titânio” utilizados para substituir os dentes ausentes ou perdidos, com o objectivos de suportar uma coroa, uma ponte ou uma prótese. Existem várias técnicas e formas de reabilitação com implantes. Pode ser substituído apenas um dente, múltiplos dentes ou mesmo reabilitar uma arcada completa. A taxa de sucesso dos implantes varia entre os 90% e os 98%, e no caso de perder um implante, pode voltar a colocar outro implante, sem que isso implique riscos acrescidos. Paciente fumadores podem ser reabilitados com implantes, no entanto o tabaco é um factor de risco, visto que diminui a vascularização do osso e da gengiva, atrasando a cicatrização, e aumentando o risco de infecções. Os implantes podem ser colocados em pacientes diabéticos, desde que controlados do ponto de vista metabólico. Em mulheres com osteoporose o tratamento também pode ser realizado.

Reabilitação Oral

A reabilitação oral é necessária para recuperar ou melhorar a saúde bucal. Pode ser feita com prótese dentária ou estética. Os objetivos da reabilitação oral é restabelecer a mastigação, tratar infecções e melhorar a estética da boca, quando ocorre a perda de dentes.

Endodontia

A Endodontia é a especialidade da medicina dentária responsável pelo tratamento da patologia da polpa dentária (vulgarmente conhecido como “nervo”) e dos tecidos que rodeiam as raizes. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (“desvitalização”) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade oral, e a saúde dos tecidos periapicais.

Odontopediatria

A Odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária direcionada exclusivamente para o tratamento de crianças, adolescentes e pacientes especiais (portadores de deficiência). Tem como objectivo preservar a dentição decídua, que é importante para o desenvolvimento ósseo e da face da criança. A conservação dos dentes decíduos tambem é importante para o desenvolvimento da fala e da mastigação nos primeiros anos de vida. A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes “de leite” nascem, ou no máximo quando a criança complete o primeiro ano de vida. A criança deve visitar o dentista de 6 em 6 meses, no entante se existir um risco de cárie elevado esta periodicidade pode ser reduzida. O odontopediatra tem uma importância fundamental no atendimento da criança, pois esta necessita de uma atenção especial e cuidada, para que a visita ao dentista não se torne numa tortura. É fundamental que o odontopediatra tenha a capacidade de controlar a ansiedade e o medo da criança, proporcionando um ambiente agradavel e familiar.

Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária relacionada com o estudo, prevenção e tratamento do mau posicionamento dos dentes e dos maxilares. Todas as crianças devem realizar a primeira consulta de ortodontia por volta do 6-7 anos, altura em que nascem os primeiros dentes definitivos. A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e removível (aparelhos removíveis). No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, indica-se a cirurgia ortognática. Na criança em desenvolvimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos ortopédicos. Com o objective de solucionar o problema estético dos aparelhos ortodônticos fixos surgiram os aparelhos ortodônticos fixos linguais. O aparelho lingual é o único aparelho fixo invisível, pois é colocado na face lingual (interna) dos dentes. Desta forma, o aparelho fica “invisível” às outras pessoas, e ninguém percebe que está a realizer um tratamento ortodôntico com um aparelho fixo. Este aparelho é ideal para artistas, modelos e personalidades em geral, bem como para todas as pessoas que por qualquer motivo preferem um aparelho que não seja visivel. O aparelho lingual também é ideal para praticantes de desporto, pois o risco lesões por trauma na parte interna dos lábios e bochechas diminui significativamente.

Periodontologia

A periodontologia ou periodontia é a especialidade da Medicina Dentária que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes (periodonto). O periodonto é formado pelo osso alveolar, ligamento periodontal e cimento da raiz, e tem como função a inserção do dente no osso maxilar, e também conserva a superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral. As alterações patológicas do periodonto são chamadas de doenças periodontais, e dividem-se em gengivite e periodontite. Na gengivite há uma inflamação superficial das gengivas, sendo facilmente tratadas com recuperação total dos tecidos. Na periodontite há uma destruição das estruturas de suporte do dente, com reabsorção do osso e receção da gengiva, e se não for tratada pode levar à perda dos dentes. A periodontite pode levar à mobilidade dos dentes, e se for tratada no inicio da doença, esta mobilidade pode diminuir. Daí a importancia de um diagnostico e tratamento precoce. Como factores de risco da doença periodontal temos o tabaco, uma higiene oral deficitaria, e algumas doenças sistémicas como a diabetes não controlada.

Protese Fixa

A prótese fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, e tem como objectivo mimetizar ao máximo a estrutura dentária dos dentes do paciente. Podemos considerar restaurações unitárias (coroa) quando substituímos apenas um dente, ou então pontes, quando substituímos mais do que um dente. As coroas e pontes podem ser realizadas sobre dentes ou sobre implantes. Quando realizamos prótese fixa sobre dentes, é preferível que os dentes se mantenham vitais, mas pode haver a necessidade, em alguns casos, de se recorrer ao tratamento endodôntico nos dentes que suportam a coroa ou a ponte. Podem ser necessárias várias consultas para a realização de uma prótese fixa, dependendo da complexidade do caso. A prótese fixa é realizada em laboratório, e durante o período de tempo em que está a ser confeccionada, o dentista realiza uma prótese fixa provisória. A prótese fixa provisória tem como objectivo a estética, a função da fala e da mastigação, e proteção da estrutura dentária remanescente.

Protese removivel

Tal como o nome indica as próteses dentárias removíveis são aquelas que se podem tirar da boca e voltar a colocar. Apoiam-se diretamente na gengiva e em alguns casos nos dentes existentes.

Existem duas categorias de próteses removíveis. As acrílicas e as esqueléticas e estas podem ser parciais ou totais. As próteses parciais destinam-se a pessoas que ainda mantêm alguns dentes e as próteses totais destinam-se a pessoas que não têm nenhum dente.

Em alguns casos as próteses podem ser suportadas por implantes dentários.

Odontogeriatria

Odontogeriatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária. Trata-se de uma nova especialidade odontológica.

A Nossa Equipa

Mobirise

Sandra Gomes

Mobirise

Inês

Mobirise

Daniela

Localização

Marcações

Deixe o seu contato e entraremos em contato consigo para agendar e confirmar a sua marcação

Contatos

Praceta Cónego Doutor Manuel Nunes Formigão, nº 4
2005-258 SANTARÉM

Telefone: 243 098 121

email:
santarem@salutempromissum.pt